quinta-feira, 2 de julho de 2009

Frase de Mário Quintana

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."

terça-feira, 30 de junho de 2009

DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA

Surgiu da preocupação dos professores e da família visto que nos deparamos com a questão “nosso aluno não gosta de ler”. Com o projeto a Escola desenvolve atividades que valorizam a leitura. O professor motivado tem oportunidade de aplicar atividades diferenciadas em suas aulas buscando resgatar no aluno o prazer de ler.

Dentre as atividades já desenvolvidas destacamos a produção de livros coletivos e individuais cujos temas variam entre Hino Nacional, contos infantis, fábulas e produção textual.

Estudo das obras de Machado de Assis e outros autores com apresentações gravadas em fotos e pequenos vídeos disponíveis para assistirem quando quiserem.

Leituras feitas com o microfone, Fichas de leitura, teatro de fantoches, poesias referentes aos pontos turísticos da cidade, pesquisados em sites na internet, que logo depois foram traduzidas para o inglês e digitadas, produção de jornal escolar e criação do blog da escola.

TEXTOS QUE TOCAM

Todo texto literário é uma partitura musical. As palavras são as notas. Por isso eu acho que deveria ser estabelecida em nossas escolas a prática “concertos de leitura”. Se os jovens não gostam de ler, a culpa não é deles. Foram forçados a aprender tantas coisas sobre os textos que não houve tempo para serem iniciados na única coisa que importa: a beleza musical do texto literário. Rubem Alves”